Não Somos Racista - Resenha
“Não Somos Racistas”
Obra:
Localização: Rio de Janeiro;
Autores: Ali Kamel;
Nome da Obra: Não Somos Racistas – Uma Reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor;
Local de edição: Rio de Janeiro – RJ;
Editora: Nova Fronteira;
Edição: 6ª Edição;
Ano: 2006;
Número de páginas: 145.
Características: Relações raciais, discriminação, racismo, sociedade, preconceito, Brasil.
Resumo:
Não Somos Racistas de Ali Kamel, é um livro polêmico, pois trata de um assunto que no geral as pessoas evitam discutir, pelo medo de serem acusadas de racismo, de serem opressoras e outras falsas acusações. O livro se trata sobre um suposto preconceito que estaria bastante presente na sociedade atual brasileira, uma sociedade onde o branco oprime o negro. Coisa que Ali discorda em múltiplas maneiras.
O autor toca no assunto das cotas, que quando discutido vem a ser polêmico de muitas maneiras. Cotas, justas ou injustas? Será que a meritocracia não devia ser usada como real meio de avaliar?
Ali expõe como certos números de pesquisas, do IBGE e outras instituições, se não interpretados da forma certa, podem ser definitivos para a manipulação a favor das cotas.
Kamel também mostra que, o verdadeiro problema do Brasil está longe de ser o racismo, pois afinal, somos uma grande nação miscigenada, onde branco, pardos e negros não tem uma definição própria. O verdadeiro problema é a pobreza, e que esse problema só pode ser resolvido com investimentos na educação.
Outro tema muito discutido são os programas de ajuda social, como o Bolsa Família, é essa a verdadeira solução para erradicar a pobreza, ou será somente uma solução temporária? E se sim, como erradicar a pobreza de uma vez por todas?
Questões:
1 – Bom, o racismo nos Estados Unidos é realmente muito mais presente do que no nosso país. Em alguns estados as leis contra a discriminação racial não existem, e até alguns anos antes, as leis eram mais sobre como regular o