Resenha do Livro ''Não somos racistas''
Em Não Somos Racistas, Ali Kamel rebate muitos dos argumentos e números absurdos (às vezes manipulados) dos defensores da política de cotas e da denominação do Brasil como um país bicolor. Mostra como os números do IBGE e de outras pesquisas podem ser enganadores se não forem bem analisados e interpretados. As pesquisas não estão erradas (não todas), mas sim o modo como se expõe muito dos dados. O autor tece comentários sobre as políticas de combate à pobreza, demonstrando a insensatez de apenas dar assistência aos pobres e miseráveis ao invés de colaborar para sua educação.
As políticas de afirmação montadas em outros países como as cotas universitárias também são discutidas e mostradas nos termos de que não deram tão certo assim como as pessoas gostam de alardear. O autor ainda critica a tentativa de transformar o Brasil em um país de duas raças em uma época em que a ciência nega o conceito de raça e mesmo que muitos saibam que, apesar de haver racismo no Brasil, conceitos de quem é branco e negro nunca foram definidos aqui, o que sempre foi uma vantagem para a mistura de nosso povo. Termina com sua opinião sobre o que solucionaria o problema, a educação.
É um livro importante de ser lido, que recomendo para quem queria discutir as cotas universitárias ou para uma introdução sobre as políticas que lidam com etnias e raças.