Arte e publicidade
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PROJETO DE PESQUISA
Niterói/RJ
2011
“A Funcionalidade da Arte na Publicidade e Propaganda - A influência subjetiva e simbólica do Surrealismo”
Danilo Machado de Mendonça
Projeto de pesquisa apresentado junto ao Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Estácio de Sá como requisito à aprovação em disciplina acadêmica.
Orientador: Prof ª. Maria Alice
Niterói
2012
SUMÁRIO
1 – Introdução 4 2 – Justificativa 7 3 – Objetivos gerais e específicos 8 4 – Hipóteses 9 5 – Metodologia 10 6 – Fundamentação Teórica 11 7 – Sumário 11 8 - Referências bibliográficas 11
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo levantar e analisar o papel prático da arte na publicidade e propaganda, elencando suas principais características e analisando de forma empírica como a mesma vai influenciar o consumidor psicologicamente favorecendo a compra de um bem ou serviço.
A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
As discussões sobre as definições do que é belo, bom e verdadeiro nasceram na filosofia grega e foram inicialmente desenvolvidas por Platão. A partir daí surgiram os conceitos de estética, ética e lógica. Muitos filósofos, como Aristóteles e Platão associavam a estética à ordem, simetria e definição, assim como à harmonia e proporção entre os elementos que compõe o todo. Muitos artistas ao longo da história confiaram nesse conceito e lançaram mão de técnicas que permitissem a reprodução harmônica de pessoas e objetos nas artes plásticas. (2007- Fetiche na Publicidade – FARIAS Ellen)
A arte sempre foi uma dos grandes instrumentos da propaganda e publicidade. Desde o pôster 'Belle Époque' anunciando um show em um