Arte contemporânea: uma introdução (Anne Cauquelin)
Técnicas Formais
Pitando por Pablo Picasso em 1937. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola, medindo 350 por 782 cm. A tela pintada a óleo foi feita com o uso das cores preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da pequena cidade espanhola. Claramente em estilo cubista.
Contexto Histórico
No contexto da obra Guernica, a Espanha sofria com os horrores da Guerra Civil Espanhola e com da ditadura franquista. No dia 26 de Abril de 1937 a pequena aldeia, com pouco mais de sete mil habitantes, foi atacada por toneladas de bombas incendiárias pelas forças nacionalistas que apoiavam o General Francisco Franco. O General atacou Guernica cruelmente, com o único intuito de promover a barbárie, pois aquela região da Espanha era desprovida de possíveis estratégias de guerra.
Contexto Artístico
Com o quadro, Picasso também tinha com o objetivo de passar para os que vissem, o que ele estava sentindo, um vazio por dentro de si, um conflito, uma guerra consigo mesmo buscando resposta para sua vida amorosa.
Contexto Econômico
A Espanha vivia na Guerra Civil, na qual forças políticas disputavam o poder defendendo seus interesses. Entre 1936 e 1939, ouve mais de 400 mil mortes, destruição de igrejas, prédios, cidades, prejuízos pra agricultura e pecuária, e com tudo isso diminuição da renda da Espanha em mais de 30%, que desencadeou uma forte crise econômica, que perdurou por vários anos.