arte contemporanea e arte nos dias de hoje
Antes do início do século XX o continente europeu se encontrava dividido em alianças, de um lado a Tríplice Aliança e de outro, a Tríplice Entente.
Os alemães com receio de alguma retaliação francesa e a fim de manter as fronteiras que haviam adquiridos, desenvolveram uma política externa de alianças, os principais países que se tornaram aliados da Alemanha foram o Império Austro-húngaro e a Itália que juntos formaram a Tríplice Aliança.
Já a França temendo a ascensão alemã, fechou acordo com a Rússia, a Inglaterra era outro país que não estava satisfeito com o desenvolvimento econômico e industrial da Alemanha, logo se aproximou da Rússia e da França e formaram a Tríplice Entente na década de 1890.
Desenvolvimento do conflito
As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.
A questão marroquina
A Questão Marroquina, como ficou conhecida uma das disputas imperialistas na África, opôs França e Inglaterra à Alemanha, retirando o direito de exploração da localidade pelos alemães, conseguida na Convenção de Madri de 1880. Essa ruptura com o acordo fez com que o kaiser alemão Guilherme II desembarcasse em Tânger, em 1905, criando um impasse com as demais potências e prometendo manter a independência do Marrocos frente ao domínio francês.
A questão balcânica
A Questão Balcânica foi formada por povos de várias etnias e dominada pelo enfraquecido Império Turco. Acontecia disputas entre alianças por ser ponto estratégico para as rotas de escoamento de mercadorias que as potências europeias pretendiam