radioterapia infantil
A radioterapia consiste na utilização de radiações ionizantes para destruir células tumorais. A radiação danifica o material genético da célula do tumor evitando que ela cresça e se reproduza. A quantidade de sessões, radiação utilizada e o tempo de exposição é determinada pelo tipo e tamanho do tumor. É indicada para tratar tumores sólidos, mas também utiliza-se para tratamento de linfomas, pode ser utilizada como tratamento isolado ou combinada a cirurgia e quimioterapia. A Radioterapia se baseia-se no emprego da radiação para tratamento, utilizando vários tipos de energia que podem atingir o local dos tumores ou áreas do corpo onde a finalidade de destruir suas células. A Radioterapia pode ser usada para dar alívio ao paciente e melhorar a qualidade de vida, diminuir o tamanho dos tumores, diminuir ou estacar hemorragia, ou atuar sobre outros sintomas, como dor.
3- Radioterapia infantil
A Radioterapia atinge diretamente o mecanismo de divisão celular, tornando-se bastante eficiente nas células cancerosas devido a sua característica de crescimento desordenado.
Em crianças apesar dos tumores apresentarem maior velocidade de crescimento, proliferando-se mais rapidamente e tornando-se assim mais sensível a radiação, as células normais também estão em processo de reprodução contínuo, por estar em fase de desenvolvimento.
Por isso o tratamento radioterápico deve ser ministrado com extremo critério às crianças, por apresentar maiores possibilidades de efeitos colaterais da radiação nos tecidos e órgãos em desenvolvimento.
3.1- Tipos de Tratamento de radioterapia Infantil
O tratamento radioterápico pode ser feito de duas maneiras:
3.1.1-Teleterapia ou Radioterapia Externa Tratamento em que o paciente recebe a radiação de uma fonte externa. Ou seja, uma máquina emite a radiação que atinge o tumor. Nesse tipo de tratamento a radiação também atinge toda estrutura (tecidos e órgãos) que estiverem no trajeto do