Phmetro
O que é | Diagnóstico Tratamento imediato
Algumas crianças com leucemia estão criticamente doentes quando fazem o diagnóstico, por exemplo:
• A falta de glóbulos brancos normais podem levar a infecções muito graves
• Os níveis baixos de plaquetas podem causar hemorragias
• Baixos níveis de glóbulos vermelhos podem diminuir a quantidade de oxigênio para os tecidos como coração e cérebro, aumentando o trabalho do coração para manter esses órgãos oxigenados.
Estes problemas devem ser abordados antes do tratamento iniciar. Antibióticos, transfusões de plaquetas e de glóbulos vermelhos podem ser administradas para tratar ou prevenir algumas dessas condições.
Cirurgia
A cirurgia tem um papel muito limitado no tratamento da leucemia, pois as células doentes invadem os órgãos e ainda não se consegue chegar a cura por meio deste procedimento. Além de uma possível biópsia do linfonodo, a cirurgia raramente tem qualquer papel ainda no diagnóstico, uma vez que o mielograma ou a biópsia de medula óssea é quem geralmente detectam a doença.
Muitas vezes, antes da quimioterapia, é necessário a utilização do cateter venoso central ou outro dispositivo venoso.
Radioterapia
Geralmente utilizada em combinação com a quimioterapia, a radioterapia pode ser um tratamento eficaz para órgãos invadidos por células doentes, como o sistema nervoso central e testículos. Também é usada (raramente) para tratar um tumor que está comprimindo a traquéia (síndrome veia cava superior, veja no item como a leucemia é diagnosticada).
A radioterapia também pode fazer parte do tratamento combinado com quimioterapia para tratar a medula óssea doente antes do transplante de células tronco hematopoiéticas alogênico (TCTH).
Quimioterapia
A quimioterapia é a utilização de um conjunto de medicamentos para combater a leucemia. O primeiro objetivo do tratamento é alcançar o controle da doença: remissão. Quando esse objetivo é alcançado, o paciente não