Hospitalidade
URBANO1
THE HOSPITALITY IN THE PERSPECTIVE OF THE URBAN SPACE
Lucio Grinover2
RESUMO: As transformações do espaço urbano, ocorridas nas últimas décadas, determinam o questionamento da hospitalidade fundamentada em conceitos que precisam ser revisitados. A partir da prática da hospitalidade na cidade, condicionada por normas de utilização de seus equipamentos e infra-estrutura, percorre-se uma cadeia de eventos sociais, econômicos e culturais que chegam aos espaços públicos e às novas formas de expansão do tecido urbano e de urbanização. A cidade foge, então, às tentativas de compreensão e de interpretação dos modelos totalizantes dos projetos fundados sobre a racionalidade e as ordens pré-constituídas.
A hospitalidade na crise da compreensão e interpretação, fragmenta-se em tantos modos de hospitalidade quanto são os códigos, as imagens e as experiências urbanas. Mudam as formas de acessibilidade, legibilidade e identidade da cidade, mas não são eliminadas para a compreensão e interpretação dos espaços construídos.
1
Trabalho originalmente apresentado ao DTH-4 - Hospitalidade do Lugar Turístico do V Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.
2
Professor aposentado da FAU/USP; foi diretor desta unidade de ensino e pesquisa em 1976/1980 e 1982/1986. Foi coordenador do Programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi 2001-2003. Autor de diversos artigos e responsável, a partir de 2001, por pesquisas na área de hospitalidade. Realizou diversas viagens de estudos, particularmente em 2004, 2005 e 2007, participou de reuniões, encontros e congressos no país e no exterior na área de interesse da hospitalidade. É autor do livro A hospitalidade, a cidade e o turismo, editado pela Aleph em 2007.
4
GRINOVER, Lucio. A hospitalidade na perspectiva do espaço urbano. Revista Hospitalidade. São Paulo, ano VI, n. 1, p. 04-16, jan.-jun. 2009.