PHMETRO
Cuidados com pHmetro – Identificando ÁCIDOS E BASES
Definição:Potencial Hidrogeniônico
"pH" é um termo que expressa a intensidade da condição ácida ou básica de um determinado meio. Representa convencionalmente a acidez ou alcalinidade de uma solução. A escala de pH vai de 1 ( ácido) até 14 ( alcalino), sendo 7 o valor considerado pH neutro.
Princípios do método - O pH é determinado por potenciometria, pela determinação da diferença de potencial entre dois eléctrodos – imersos na amostra a ser analisada, e depende da atividade dos íons de hidrogênio na solução.
Antes do uso, deve-se verificar a limpeza e determinar a sensibilidade do eléctrodo, utilizando-se soluções tampão de referência e, quando aplicável, ajustando-se o equipamento.
Soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.
Se o produto é um sólido ou semissólido, recomenda-se preparar uma solução/dispersão/suspensão aquosa da amostra em uma concentração preestabelecida e determinar o pH da mistura com o eléctrodo apropriado.Em alguns casos, a medição pode ser feita diretamente na amostra. Se o produto é uma loção, creme ou solução, recomenda-se determinar o pH diretamente sobre o meio, imergindo-se o eléctrodo diretamente nele.
Observações-1) O modelo do equipamento e os tipos de eléctrodos a serem utilizados na medição do pH devem ser estabelecidos previamente, levando-se em consideração as características físico-químicas do produto. 2) Normalmente as medidas de pH são realizadas em meio aquoso.
TIPOS DE PHMETRO -1) pHmetro de bolso - Substitui o papel pH e possui compensação automática de temperatura.
2) pHmetro portátil - Utilizado geralmente em indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas, açucareiras, etc. Este tipo de pHmetro é ideal para determinar o pH do material no local da medição evitando assim problemas ou erros por