Rerum Novarum
SERVIÇO SOCIAL
nome
RERUM NOVARUM
ENCICLICA PAPAL
cidade ano SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO………………………………………………….…………….. 3
1.1 A ENCICLICA: RERUM NOVARUM……………………………………………. 4
1.2 SUA OCASIÃO…………………………………………………………………………. 5
2 CONCLUSÃO…………………………………………………………………… 7
3 REFERENCIAS…………………………………………………………………. 8
Introdução
Rerum Novarum é uma encíclica escrita pelo Papa Leão XIII a 15 de Maio de1891. Era uma carta aberta a todos os bispos, debatendo-se com as condições das classes trabalhadoras. Leão XIII apoiava o direito dos trabalhadores formarem sindicatos, mas rejeitava o socialismo e defendia os direitos à propriedade privada. Discutia as relações entre o governo, os negócios, o trabalho e a Igreja, propondo uma estrutura social e econômica que mais tarde se chamaria corporativismo.
Esta encíclica também influenciou fortemente a criação de uma nova ideologia política, a "Democracia cristã". Esta ideologia defende a implantação de uma democracia baseada nos princípios cristãos.
Este texto debate alguns assuntos levantados pela revolução industrial, que critica, e as sociedades democráticas modernas. Leão XIII começou por descrever muitos dos sofrimentos da classe trabalhadora. Mas ele refutou como falsas as teorias socialistas marxistas e defendia a propriedade privada, acreditando que as soluções iriam surgir das ações combinadas da Igreja, do Estado, dos empregadores e dos empregados. A encíclica refere princípios que deveriam ser usados na procura de justiça na vida industrial, social e econômica.
Juntamente com outros trabalhos de Leão XIII e a sua ação no longo cargo como Papa (1878–1903), um profundo efeito do seu trabalho foi trazer a Igreja Católica e a sua hierarquia para o mundo moderno. Na altura, o seu apoio a sindicatos e a um salário decente era visto como radicalmente liberal. No entanto, outras afirmações da encíclica opõem-se ao capitalismo. Muitas