pop do phmetro
Definir o procedimento para a determinação do ph, aferição e manutenção do phmetro.
2. introdução
É um aparelho usado para medição de ph. constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. o aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciado em cada soluções de calibração. para que se conclua o ajuste é então calibrado em dois ou mais pontos. normalmente utiliza-se tampões de ph 7,000 e 4,005. uma vez calibrado estará pronto para uso. a leitura do aparelho é feita em função da leituras de milivolts que o eletrodo gera quando submerso na amostra. esses milivolts é convertido para uma escala de ph.
3. PROCEDIMENTO
Requisitos prévios:
- Se houver a formação de bolhas de ar dentro do bulbo do eletrodo, basta agitá-lo para baixo tal como se opera um termômetro clínico.
- Se a luva de proteção ficar sem eletrólito ou se o eletrodo não for usado por muito tempo, ele deve ser reativado ficando mergulhado várias horas em um béquer com solução de KCl 3M ou na solução recomendada pelo fabricante.
- Para secagem do eletrodo, simplesmente toque o eletrodo com o papel macio deixando-o em contato com o bulbo do eletrodo por um breve período para que o mesmo absorva a umidade. Não esfregar o papel no bulbo, pois a eletricidade estática gerada prejudicará a calibração do pHmetro.
- Para obter uma maior precisão da medição do pH, a temperatura deve ser levada em consideração. Assim retire as soluções padrão da geladeira algum tempo antes de calibrar o aparelho.
- Se forem efetuadas sucessivas medições em diferentes amostras, é recomendável que o eletrodo seja totalmente limpo com água destilada e seco suavemente com um papel macio, entre cada medição.
Para maiores informações consultar o manual deste equipamento.
Procedimentos para calibrar o pHmetro:
- Conecte a fonte de energia elétrica na parte traseira do aparelho ou instale a bateria.
- Conecte o eletrodo no conector adequado.
- Pressione o botão ( | ) para