PhMetro
QUÍMICA APLICADA
pHmetro
Maringá,2013.
INTRODUÇÃO
O pHmetro é utilizado para determinar o pH de soluções aquosas. O pH significa potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
pHmetro
O pHmetro ou medidor de pH é um aparelho usado para medição de pH. Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. Os potenciais medidos estão sujeitos a pequenos desvios em relação a valores ideias. Portanto, é necessário calibrá-los com soluções tampão de valores de pH conhecido o q fará coincidir a indicação do pH do aparelho com os respectivos eletrodos. Para fins de controle e compensação de desvio, recomenda-se aferi-lo cada vez que for utiliza-lo. A intensidade da tensão medida é convertida para uma escala de pH. O aparelho faz essa conversão, tendo como uma escala usual de 0 a 14 pH. Seu uso é comum em qualquer setor da ciência que trabalhe com soluções aquosas. É utilizado na agricultura, tratamento e purificação da água, fabricação de papel, indústria petroquímica, na produção e desenvolvimento de medicamentos, fabricação de alimentos, entre outros.
Como funciona o pHmetro?
A leitura do aparelho é feita em função da leitura dos milivolts que o eletrodo gera quando é submerso na amostra. Assim, esses milivolts são convertidos para uma escala de pH. O pHmetro deve ser calibrado de acordo com os valores referenciados nas soluções de calibração. A freqüência de calibração do pHmetro depende da freqüência de medições e da qualidade do aparelho. Quando o pHmetro é estável e as medições são freqüentes, não há necessidade de calibração diária. Caso as medições sejam feitas ocasionalmente, o mais indicado calibrar sempre o aparelho antes do uso.
Tipos de pHmetro