Phmetro
Definição
O pHmetro ou potenciômetro é um aparelho usado para medição de pH. Constituído basicamente por um eletrodo e um circuito. O aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciado em todas as soluções de calibração. Para que se conclua o ajuste é então calibrado em dois pontos ou mais pontos. Normalmente utiliza-se tampões de pH 7,000 e 4,005. Uma vez calibrado estará pronto para uso. A leitura do aparelho é feita em função das leituras de milivolts que o eletrodo gera quando submerso na amostra. Esses milivolts são convertidos para uma escala de ph. O aparelho faz essa conversão e tendo uma escala usual de 0 a 14 pH.
Calibração
Os potenciais medidos estão sujeitos a pequenos desvios em relação a valores ideias. Portanto, é necessário calibrá-los com soluções tampão de valores de pH conhecido o q fará coincidir a indicação do pH do aparelho com os respectivos eletrodos. Para fins de controle e compensação de desvio, recomenda-se aferi-lo cada vez que for utiliza-lo. A calibração do equipamento varia de acordo com o modelo do parelho e a com a faixa de pH em que é utilizado. Após a calibração o equipamento deverá apresentar uma faixa de sensibilidade entre 85% e 100%. As soluções tampão utilizadas devem possuir certificado de calibração e anualmente o equipamento deverá ser encaminhado para um laboratório credenciado para ser calibrado.
Cuidados com eletrodo
Respostas lentas ou a não repetitividade da medida é um indicativo de que a junção do eletrodo deve estar obstruída. Normalmente, cerca de 95% das leituras de medição de pH são obtidas em menos de 10 segundos.
Para a limpeza do eletrodo lave-o em álcool metílico para desobstruir a junção e assim restaurar a rapidez das medidas.
Depois de lavar o eletrodo com água purificada, este estará pronto para utilização. Não deve secar o eletrodo friccionando o papel em sua extremidade (região sensível do eletrodo). Enxugue apenas tocando com papel absorvente. Durante o