estagio mecanico
Atualmente com o aumento de competitividade entre as montadoras de monotrilhos, buscando produtos de melhor qualidade aliado ao baixo custo, a confecção de partes internas dos trens que requerem melhor acabamento, segurança e alta produtividade, tem utilizado o alumínio como matéria-prima para a confecção de peças.
Além de serem recicláveis e terem os custos altos, materiais como: aço inox e ferro fundido, os quais eram utilizados na década de 80 pelas montadoras, estes materiais necessitavam de muita mão de obra para serem fabricados com grande dificuldade de produção em alta escala, devido, principalmente, ao alto tempo para a confecção dessas peças. Com a aceitação do consumidor por peças de alumínio e também as vantagens adquiridas pelas montadoras, sua produção ganhou força e hoje é consolidada no meio ferroviário.
Para desenvolver peças com maior qualidade, resistência e baixo custo, vários estudos são realizados em diversas áreas, tanto na matéria prima, o alumínio, quanto nos moldes que são responsáveis pelo formato e acabamento das peças.
Esse trabalho visa apresentar como é feito as varias montagens dos monotrilhos, para alcançar esse objetivo é necessário conhecer cada parte do monotrilho, que são: leitura e interpretação de desenho técnico; traçagem de medidas; e furação e rebitagem.
Diante das principais partes que compõe o monotrilho, esse relatório irá abordar especificamente o conjunto de montagem, que, atualmente, é a principal atividade exercida na empresa.
O conjunto de montagem é composto por: mão de obra, máquinas, metodologia e montagem. Qualquer montagem tem por objetivo a construção de um todo, constituído por uma série de elementos que são fabricados separadamente. Esses elementos devem ser colocados em uma sequencia correta, isto é, montados segundo normas preestabelecidas, para que tudo funcione corretamente.
Em montagem mecânica, sua construção é representada pelos conjuntos mecânicos que darão origem às