Relatório sobre Engenharia de Energia
Curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia
RELATÓRIO
SOBRE
ENGENHARIA
DE ENERGIA
Aluno: Francisco José
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo fornecer informações sobre a Engenharia de
Energia, dando exemplos sobre áreas de atuação, mercado de trabalho, definindo o seu significado e importância para o desenvolvimento econômico, das Ciências e das
Tecnologias.
DESENVOLVIMENTO
Engenharia de Energia é um ramo da engenharia que planeja, analisa e desenvolve sistemas de geração, transporte, transmissão, distribuição e utilização de energia. Devido ao aumento da preocupação com a escassez de energia, dos recursos naturais e do seu uso incorreto, esta é uma área muito promissora.
O curso de Engenharia de Energia forma profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitando-os a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade, enfatizando o desenvolvimento sustentável.
O Engenheiro de Energia trabalha com todas as formas de energia que compõem a matriz energética, seja ela renovável (hídrica, solar, eólica, biomassa, etc.) ou não-renovável (petróleo, carvão, gás natural, material radioativo, etc.). O profissional avalia as necessidades de uma região ou setor e desenvolve projetos econômica e socialmente viáveis, buscando soluções seguras e sustentáveis, com o mínimo possível de interferência ao meio ambiente. Busca, também, criar novas formas de obtenção de energia, que é um bem muito valorizado atualmente, tendo em vista a sua demanda crescente e escassez para garantir a continuidade do desenvolvimento econômico, energético e industrial.
O mercado de trabalho ainda está pouco concorrido, tendo em vista que