Arte barroca
Este trabalho tem como tema “O Paralelo entre a Arte Barroca, Arte Moderna e Arte Contemporânea” e é realizado para a disciplina de Artes, tendo a finalidade de fazer com que, procurando informação, eu me vá instruindo nesta matéria.
Com ele pretendo ficar a conhecer melhor estes estilos artísticos suas similaridades e diferenças.
Através da realização desta pesquisa tenho como objetivo reunir todos os elementos próprios do tema. Pela procura das características de cada tema que possam ser semelhantes ao longo da historia e aquelas que são marcantemente diferentes.
A partir das regras básicas que regem a Arte Barroca será possivel perceber o que culturas artisticas seguintes herdaram desta arte, e o que mudaram totalmente.
Desenvolvimento
O barroco caracterizava-se pelo movimento, pelo dramatismo e pelo exagero.
O Barroco surgiu após o renascimento. Nele são buscadas formas mais expressivas, grandes contrastes de luz e composições menos comportadas e mais desequilibradas. Mas, ainda seguia o modelo academico.
Com o surgimento da câmera fotográfica, o figurativismo convencional foi ficando obsoleto. Os artistas precisariam ter um diferencial estético, e a partir daí foram surgindo os movimentos modernistas.
O modernismo não se limita apenas ao impressionismo, mas engloba praticamente todos os movimentos desde o fim do século XIX até o surgimento da arte conceitual.
Após a Arte Moderna, que se esbaldou da nova tecnologia, a Arte Contemporânea surgiu procurando revisitar o passado, manifestando-se muitas vezes em técnicas aparentemente “acadêmicas”.
Arte Contemporânea se vê frente à mesma experiência do Barroco. Movimento posterior a época de grande avanço racional e tecnológico, se utilizando dessas possibilidades, porém dentro de uma nova configuração. O artista contemporâneo divide olhar entre as inovações do mundo globalizado em frenética transição, e suas tradições, sua espiritualidade. Experimentam um retorno às antigas técnicas e