arte barroca
A arte barroca se desenvolveu no século XVII, manifestando-se primeiramente na
Itália e depois se expandindo por toda a Europa. Por adquirir uma feição nacional em cada país que se desenvolveu, a arte barroca possui características diversas, mas pode ser representada, de um modo geral, pelo predomínio da emoção (e não do racionalismo trazido pela arte renascentista).
Arquitetura
A arquitetura barroca é bastante imponente e simbólica, caracterizada pelas formas onduladas, rebuscadas e pela presença de muitos detalhes decorados, obtidos através da forte ligação entre a arquitetura, a escultura e a pintura. Demonstrou também grande preocupação quanto ao paisagismo.
Dentre as obras arquitetônicas do período barroco (representada principalmente pelas igrejas e palácios), se destaca a praça de São Pedro de Roma, que foi projetada por
Bernini no século XVII.
Pintura
A pintura barroca, em meio as correntes que manifestou, é caracterizada pelo acentuado contraste entre claro e escuro que proporcionou às obras maior profundidade e emoção, além do realismo e dramatização na representação do corpo humano.
Dentre os pintores barrocos, ganham destaque Tintoretto (a luz e a cor possuíam grande intensidade em suas obras), Caravaggio (utilizava a luz para direcionar a atenção do observador a um ponto), Andrea Pozzo (criava ilusão de profundidade em suas pinturas nos tetos de igrejas), El Greco (suas obras são caracterizadas pela verticalidade das figuras),
Rubens (força das cores quentes) e Rembrandt (trazia a emoção através da gradação da claridade). Escultura
Em contraposição ao equilíbrio intelectual e emocional trazido pelas obras renascentistas, na escultura barroca as figuras possuem uma forte emoção e dramaticidade através expressão de movimento e dos efeitos decorativos. São caracterizadas pelas linhas curvas, pelos drapeados das vestes e pelo uso do dourado.
A escultura barroca que melhor demonstra estas características foi