Arte barroca
INTRODUCAO
A Arte Barroca era intimamente ligada a Igreja, muito luxuosa, exuberante e rica, e como o Brasil na época era uma colônia rica, o estilo se espalhou praticamente por todos os estados brasileiros, onde também surgiram os artistas Barrocos brasileiros mais importantes e mais conhecidos. A Arte Barroca desenvolveu-se plenamente em nosso pais do século XVIII ate o inicio do século XIX.
Nessa época, na Europa, os artistas ha muito haviam abandonado esse estilo e a arte voltava-se novamente para os modelos clássicos.
No brasil o estilo barroco é claramente associado á religião católica, ha inúmeras igrejas construídas por todo o pais com traços barrocos. Podemos apontar duas linhas diferentes no barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comercio de açúcar e pela mineração (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco) encontramos igrejas com trabalhos de relevo em madeira – as talhas – e portadas decoradas com esculturas, em geral feitas de pedra-sabão. Já nas regiões onde não havia nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve feições mais modestas. Neste trabalho, examinaremos cada uma dessas regiões.
Desenvolvimento - O BARROCO
A arte barroca surgiu no século XVII, na Itália, mas não tardou a espalhar-se para outros países da Europa como: a Holanda, Bélgica, França e a Espanha e países do Continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Ela está intimamente ligada à decadência da Igreja Católica, que perdeu numerosos fiéis para o nascente protestantismo, e utilizou a estética do barroco como principal arma de persuasão e afirmação da fé.
Claramente associada ao catolicismo, a arte barroca evoca a religião em cada detalhe: o altar, geralmente de madeira, expões ricos ornamentos espirais ou florais e é todo entalhado com figuras de anjos e imagens sacras revestidas de uma fina película de ouro. Santos em relevo se espalham pelas capelas da nave central,