arte antigamente
CONTEMPORÂNEA
NO BRASIL
NOME: Williane Silva Leite Nº37 3ºE
Arte Contemporânea:
A arte contemporânea no Brasil possui uma história tão longa quanto à dos países culturalmente hegemônicos. Ela surge na segunda metade do século XX, e se estende até os dias atuais.
Após a Segunda Guerra Mundial, sobrepõe-se aos costumes a necessidade da produção em massa. Quando surge um movimento na arte, esse movimento revela-se na pintura, na literatura, na moda, no cinema, e em outras artes.
A arte começa a incorporar ao seu repertório questionamentos bem diferente das rupturas propostas pelas Arte Moderna e as Vanguardas Modernistas. Este período se inicia na década de 60, com um aviso de uma viagem ao espaço. Na década de 70, a arte contemporânea é um conceito a ter em conta. Então surge a Op Art, baseada na geometrização da arte; Pop Art, baseada nos ícones da época no mundo festivo dos setentas, uma arte comercial, que mais tarde se tornaria uma arte erudita.
A partir de meados das décadas de 60 e 70, notou-se que a arte produzida naquele período já não mais correspondia à Arte Moderna do início do século XX. Na década de 70 a Arte Contemporânea entra em cena, quando as importantes mudanças no mundo e na nossa relação de tempo e espaço transformam globalmente os seres humanos.
O belo contemporâneo não busca mais o novo, nem o espanto, como as vanguardas da primeira metade deste século, mas propõe o estranhamento ou o questionamento da linguagem e sua leitura. O artista contemporâneo tem outra mentalidade, a marca de sua arte, não é mais a novidade moderna, mesmo a experimentação de técnicas e instrumentos novos, visa à produção de outros significados.
Seus principais artistas são: Hélio Oiticica, Almicar de Castro, Lygia Clark e Franz Wessmann.