Marshall Mcluhan-Resumo
Herbert Marshall McLuhan (Edmonton, 21 de julho de 1911 - Toronto, 31 de dezembro de 1980) foi um destacado educador,intelectual, filósofo e teórico da comunicação canadense. Conhecido por imaginar a Internet quase trinta anos antes de ser inventada e pela expressão O meio é a mensagem e o termo Aldeia Global.
Começou cursando Engenharia mas acabou formando-se Bacharel em Artes em 1933, ganhando a Medalha de Ouro da Universidade em Artes e Ciências e em 1934 um Mestrado em Literatura Inglesa. Ingressou na Universidade de Cambridge no Outono de 1934, onde teve contato com especialistas em literatura inglesa.
Enquanto estudava em Cambridge, Mcluhan deu os primeiros passos para a conversão no Catolicismo.
Na Universidade de Toronto, ele desenvolveu boa parte da sua carreira como professor e pesquisador.
Os conceitos desenvolvidos por McLuhan sobre os impactos das novas tecnologias e os efeitos dos meios de comunicação na sociedade e nos indivíduos causaram, e ainda causam, polêmica. Alguns o apontam como "guru da comunicação" e visionário, outros o criticam e dizem que seu trabalho era superficial e baseado em determinismo tecnológico. Apesar da polêmica sobre suas obras, ele alcançou grande fama e seus conceitos foram amplamente divulgados e têm sido revisitados por pesquisadores da comunicação da atualidade. 1
Tudo mudou. E os meios de comunicação também.
O texto impresso se tornou uma forma especializada de comunicação. Para McLuhan, o livro impresso acabou com dois mil anos de cultura manuscrita. Criou uma nova cultura, pois era mecânico demais. Em seu texto ele disse, abre aspas: “Atualmente, quando o poderio tecnológico tomou conta do ambiente global a fim de ser manipulado como o material da arte, a natureza desapareceu como natureza-poesia.” Fecha aspas.
O que antes era mercadorias empacotadas, agora passou para o empacotamento da informação. Antigamente, invadíamos os países estrangeiros com utensílios e mercadorias para