museus
Os Micro-organismos são seres minúsculos em vida tendo sua visibilidade possível apenas através de microscópios. Em seus grupos constituintes estão as bactérias, os seres simples, unicelulares, mas cujo efeito sobre os sistemas vivos e, em particular, organismos animais é de extrema importância.
Grande parte dos micro-organismos crescem em temperaturas que são ideais aos seres humanos e animais. Assim as bactérias possuem a classificação quanto à temperatura de crescimento, significando que são capazes de crescer em altas temperaturas, que podem impedir a sobrevivência de quase todos os organismos eucarióticos. Através de sua faixa de temperatura são classificadas em três grupos principais, conforme sua faixa de temperatura: As pisicrófilas, que podem ser obrigatórias e facultativas, as mesófilas, e os termófilos.
As Bactérias Psicrófilas Obrigatórias são as bactériasquerequerem baixas temperaturas para o seu desenvolvimento, com um crescimento ótimo abaixo de 15°C, e as Psicrófilas Facultativas são as que apresentam ótimo crescimento em temperaturas abaixo de 20°C.
As Bactérias Mesófilassão as bactérias que apresentam ótimo crescimento em temperaturas baixas entre 25 a 45ºC. A maioria dos patógenos humanos apresenta crescimento ótimo em temperaturas próximas a 37°C. E as Bactérias Termófilassão aquelas cuja taxa de crescimento está entre 50 a 60°C, sendo que algumas espécies toleram temperaturas de até 110°C.
É possível dizer que, entre os limites de temperatura máxima e mínima de crescimento, os micro-organismos juntam as proteínas especiais e combinam a composição de ácidos graxos de suas membranas com a melhor forma, diminuindo assim as taxas de seu crescimento.
OBJETIVO
Testar a eficácia da ação do calor sobre o crescimento microbiano.
METODOLOGIA
Dividir o fundo da placa de petri em quatro partes, identificar o nome da bactéria e marcar 0,5,10 e 20 minutos. Semear com alça o micro-organismo do