Museu
A função do Museu Histórico Abílio Barreto é preservar, mostrar e interligar a história através de itens que constituem os textos múltiplos e reveladores de vários sentidos e trajetórias da cidade e seus cidadãos. Para tal, usa-se documentos textuais, iconográficos, bidimensionais e tridimensionais referentes às origens, formação e desenvolvimento de Belo Horizonte.
2)REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DE PODER POLÍTICO OU RELIGIOSO:
A princípio, o Museu Histórico Abílio Barreto, não tinha uma representação simbólica de poder político ou religioso, muito clara, mas mesmo assim os frequentadores do museu sabiam que se tratava de um lugar que “defendia” a religião cristã. O museu que era frequentado pela elite, (até mesmo pela sua localização ) representava o poder político das classes mais favorecidas, estas que dominavam a política naquele tempo.
3)A CLASSE SOCIAL COM O QUAL ELE DIALOGA:
Com a popularização cultural, o museu começou a receber todos os integrantes de todas as classes sociais, deixando de existir um preconceito com as classes menos favorecidas, consequentemente colaborando também com o desenvolvimento psicocultural do povo brasileiro, em um contexto geral.
4)A FOTO:
5)UM BREVE HISTÓRICO RELATANDO:
* O Museu Histórico Abílio Barreto, foi inaugurado em 18 de fevereiro de 1943, com o nome de Museu Histórico de Belo Horizonte, na época em que Juscelino Kubitschek de Oliveira era o prefeito da cidade.
* A função do Museu Histórico Abílio Barreto é preservar, mostrar e interligar a história através de itens que constituem os textos múltiplos e reveladores de vários sentidos e trajetórias da cidade e seus cidadãos. Para tal, usa-se documentos textuais, iconográficos, bidimensionais e tridimensionais referentes às origens, formação e desenvolvimento de Belo Horizonte.
* Hoje já reúne em seu acervo, mais de 7.780 peças, entre objetos de época, fotografias, esculturas, etc. Foi restaurado pelo Patrimônio