Museu
O objetivo de visitar o Museu da Língua Portuguesa, é para o conhecimento de um mundo novo, alias mais que isto, é uma viagem nas palavras, um lugar encantador para melhorar nossa cultura e aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa.
Relatório:
O Museu da Língua Portuguesa, fica localizado na Estação da Luz, na Cidade de São Paulo, é um espaço cheio de grandes atrações referente a Língua oficial do Brasil, o português. Foi inaugurado segunda-feira, 20/03/2006 com a presença do ministro da cultura e cantor Gilberto Gil representando o ex- presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da cultura de Portugal.
Durante a visita percebemeos que é um ambiente cheio de grandes registros sobre a nossa cultura. O Museu é um misto de tradições, modernidades e tecnologias.
A importância de tratar da língua seja através dos Museus, dos progamas, dos acordos ortográficos, seja através dos processos de liberalização das falas novas, a língua é importante, a língua é a nossa mãe. O museu cuida de todos os aspectos da língua escrita, falada, da língua dinâmica, a língua da interação, a língua do afeto, a língua do gesto, e de tudo isso o museu vai cuidar.
O Museu é dividido em três andares, onde cada um trata de uma particularidade na escrita da nossa língua.
No primeiro andar, são localizados exposições temporárias, nele é exposto obras e vida de grandes autores brasileiros, porém o local está fechado sem previsão de abertura, devido a mudanças na administração do Museu.
No segundo andar encontramos vários ambientes, logo na entrada encontramos uma grande tela, onde é exibido em filme que relata os temas do nosso cotidiano: como por exemplo o idioma usado no futebol, no carnaval, na religião, no dia-a-dia e etc. Do outro lado tem uma representação da linha do tempo, sobre a origem das escritas, desde 4000a.C até os dias atuais, passando pela