MUSEUS
1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA.........................................................................................02
2 CONCEITOS DE MUSEU..........................................................................................03
3 O MUSEU CONTEMPORÂNEO............................................................................. 04
4 METODOLOGIA ..................................................................................................... 05
5 ANÁLISE DOS ESTUDOS DE CASO......................................................................06
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
No decorrer da história, fatores sociais, políticos e econômicos trouxeram mudanças no posicionamento do homem com relação à cultura e ao conhecimento, impactando diretamente sobre as funções sociais e culturais dos museus. O objetivo aqui é apresentar de maneira progressiva os panoramas históricos que alteraram ou acrescentaram usos aos museus e as mudanças arquitetônicas desencadeadas por tal processo.
Entender esta evolução é de grande importância na compreensão do que contribuiu para que os museus deixassem de apenas expor antiguidades e coleções, e culminasse nos museus contemporâneos, que se tornaram equipamentos educativos, culturais e de lazer, os
“shoppings centers culturais” citados por Daiane Ghirado.
CONCEITOS DE MUSEU
Apesar de cada museu ter suas particularidades, é possível cataloga-los segundo suas características projetuais dominantes.
Baseado na análise feita por de Daiane Ghirardo a cerca da evolução dos museus, serão citadas e explicadas as seguintes tipologias: museu relicário, museu depósito e museu espetáculo. Esta diferenciação é importante, pois as características particulares de cada uma destas divisões dizem muito sobre a maneira como certo contexto interferiu na arquitetura de alguns museus. Assim a relação entre a evolução histórica e a arquitetura dos museus fica mais clara.
ii
O MUSEU CONTEMPORÂNEO
Neste tópico serão