Curso
Daniela Silva
1- Existem os conceitos de arte produzidos pela história e os conceitos criados pelo censo comum. Aqui vamos priorizar suas opiniões, independente de conceitos estruturados.
Fale sobre a arte. O que pensa ser sua utilidade e função social?
É muito difícil definir a arte em palavras. Arte é expressão, comunicação. É a materialização do sentir. Através da arte o homem pode compartilhar o que sente. Mais do que isso o homem pode relatar com bastante precisão costumes de sua época, vestimentas, objetos etc. Através das pinturas de antigamente pudemos saber como viviam naquela época. As esculturas também mostram muito dos costumes e crenças da época assim como a música. Acredito que um dos maiores benefícios da arte para a sociedade é sua função social de registro. A arte que fizeram há muitos anos atrás hoje nos serve para mostrar como viviam os povos antigamente, e da mesma forma a arte que fazemos hoje servirá de registro para os povos que virão a existir no futuro. Através da arte deixamos algo para as próximas gerações compartilhando com eles não só nossos costumes, mas também sentimentos e emoções.
2- Você vive rodeado de imagens. Olhando uma imagem você já ficou na dúvida se ela era ou não uma obra de arte? Qual era essa imagem? Comente sobre o fato.
Quando fico diante das imagens feitas pelo Romero Britto. Sei que hoje Romero Britto é um dos nomes mais comentados na arte Brasileira e muito conhecido no exterior. Mas minha confusão se da por ver na sua arte apenas um Padrão. A maioria dos artistas segue uma ou mais linhas de técnicas para se expressar. Mas a arte de Romero em minha opinião é um padrão repedido em imagens diferentes. Não me transmiti nada apenas à sensação de mesmice em todas suas telas. Mas no que diz respeito ao lado comercial da arte, Romero fez grande sucesso. Seu Padrão é usado em estampas de roupa, objetos de enfeite ou de uso prático. Cheguei a ver um aparelho ortodôntico com a estampa do Romero