Arquivos públicos
O presente relatório tem por objetivo apresentar a viagem à cidade de Porto Alegre (RS), realizada no dia 22 de outubro de 2012. Na referida viagem, foram visitados: o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.
Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul
A primeira fundação visitada foi o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, que foi fundado no dia 8 de março de 1906, sua primeira sede foi no andar térreo do edifício da escola complementar, situado na rua Duque de Caxias, esquina com a rua Marechal Floriano Peixoto, onde hoje encontra-se a Escola Sévigné, a sede atualmente conta com três prédios, que contém os seguintes arquivos; poder judiciário, poder executivo, tabelionatos, registro civil e poder legislativo.
O primeiro prédio começou a ser construído no ano de 1910 e foi concluído em 1912. O Prédio I, como é chamado, foi construído especialmente para abrigar o Arquivo Público, suas paredes tem espessura de 1,5 metros, e o seu interior conta com estantes de ferro revestidas de concreto, piso de ferro vazado e teto em forma de abóbada para uma melhor circulação do ar e exaustores elétricos.
A construção do segundo prédio iniciou em 1918 e teve fim em 1920. Suas paredes têm espessura de 0,90 metros e, como o Prédio I, possui estantes de ferro revestidas de concreto, piso de ferro vazado e exaustores elétricos.
O terceiro prédio foi construído nos anos de 1948 e 1950. Em 1991 o conjunto de prédios foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, em 1999 os prédios passaram por um processo de restauro.
Para requisitar documentos na instituição, são necessários os seguintes dados: registro Civil – informar o nome das partes, data e município/ distrito/ zona para certidões de nascimento, casamento e óbito e para Habilitação para casamento – Informar o nome das partes.
Legislativo - Informar o município para processos de