Patologia de impermeabilização
Um dos principais problemas das edificações é a umidade. A falta de proteção da alvenaria, das lajes e dos contrapisos resulta em estragos na pintura e nos revestimentos, para não falar do comprometimento da estrutura pela corrosão da armadura de concreto dos prédios. A recuperação estrutural causa despesas elevadas e transtornos aos moradores, o que faz com que a impermeabilização represente sempre um custo menor em relação aos gastos que uma obra desta ordem pode gerar. No entanto, a impermeabilização de uma ou mais áreas deve ser realizada com produtos de boa qualidade e criterioso serviço de aplicação.
A major problem is the humidity of the buildings. The lack of protection of masonry, slabs and subfloors results in damage to the paint and coatings, not to mention the commitment of the structure by corrosion of the concrete buildings. The structural recovery because high costs and inconvenience to residents, which makes sealing always represent a lower cost compared to the costs that a work of this order may generate. However, sealing one or more areas should be performed with good quality products and judicious application service.
1.2 INTRODUÇÃO
A falta ou falha da impermeabilização é uma das causas de umidade no interior dos edifícios. A água infiltra-se pelos capilares de blocos e tijolos, fazendo a pintura descascar, o reboco soltar, danificando móveis e causando doenças respiratórias em seus moradores, já que torna os ambientes insalubres. O imóvel perde valor. Por isso aimpermeabilização deve ser projetada para ser durável. Neste contexto, os sistemas impermeabilizantes dividem-se em dois tipos o flexível que suporta maiores deformações sem aparecimento de fissuras e o rígido que não pode possuir deformações que acarretem o aparecimento de fissuras.
1.3 JUSTIFICATIVA
O edifício analisado foi escolhido por ser tratar de uma obra que já tem um certo tempo de conclusão, é um prédio antigo onde certamente seria encontrado essa