TCC Técnicas de impermeabilização
Bruno Souza Finamore
Matheus Henrique da Silva
Richardson de Souza Santana
Thaís Bragança de Moura
Orientador: Prof. Celso Oliveira Rodrigues
Colégio CEST
RESUMO
A impermeabilização é uma etapa muito importante na construção civil, mas vem sendo relegada, na maioria das vezes por contenção de custos e desinformação, resultando no aparecimento de patologias provenientes de agentes de intemperismo veiculados por fenômenos naturais como chuva, umidade e vento. Constatou-se a necessidade eminente de proteger os edifícios contra infiltração, vazamento, corrosão e diversas outras patologias. A partir dessa necessidade tornou-se indispensável o uso de sistemas de impermeabilização nas estruturas, proporcionando o aumento da vida útil da edificação, garantindo segurança e qualidade de vida dos usuários, com ambientes menos salubres. Por esse motivo fizemos um estudo bibliográfico com o objetivo de apresentar os problemas da falta de impermeabilização nas construções e suas possíveis soluções.
Palavras-Chave: Impermeabilização - Patologias de Impermeabilização - Vedações.
1. INTRODUÇÃO
Desde o dia 17 de outubro de 2010 entrou em vigor, a nova norma da ABNT, a NBR 9575:2010. Esta estabelece as exigências e recomendações relativas à seleção e projeto de impermeabilização. A nova norma estabelece requisitos mínimos de proteção da construção contra a passagem de fluidos, bem como os requisitos de salubridade, segurança e conforto do usuário, de forma a ser garantida a vedação das partes construtivas.
Apesar de toda tecnologia no mundo atual, um dos grandes problemas que ocorrem nas construções em concreto continua sendo a falta de impermeabilização, o que acarreta ou acelera os problemas estruturais. Aplicar produtos químicos específicos não significa impermeabilizar, mas sim obter completa vedação.
Ao analisar o custo de uma boa impermeabilização, observa-se que ela varia de 1% a 3% do