arquivo publico
A instituição
O Arquivo Nacional, criado em 1838, é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos-SIGA, da administração pública federal, integrante da estrutura do Ministério da Justiça.
Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos - Conarq, por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do País, garantindo pleno acesso à informação, visando apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e de incentivar a produção de conhecimento científico e cultura.
CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos
Trata-se de um órgão colegiado, estruturado e vinculado ao Arquivo Nacional, subordinado à Casa Civil da Presidência da República.
A finalidade do CONARQ é apresentar a política nacional para arquivos públicos e privados, como um órgão centralizador de um Sistema Nacional de Arquivos, além de fornecer orientação normativa para a gestão documental e de arquivo.
A Constituição Federal e a Lei nº 8.159/91 dispuseram a política nacional de arquivos públicos e privados.
Assim, de acordo com estes dispositivos legais, as ações visando à consolidação da política nacional de arquivos deverão ser emanadas do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ.
As unidades que integram a Instituição:
* Rio de Janeiro * A Coordenação-Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal – COREG
* Coordenação de Documentos Escritos – CODES
* Distrito Federal
* A Coordenação-Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal – COREG
BIBLIOGRAFIA
* CONARQ http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm * Arquivo Nacional
http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home