a educação na era Vargas
Em 1926 e 1927, ocupou o cargo de Ministro da Fazenda. Logo em seguida conquistou o cargo de presidente do Rio Grande do Sul, de 1927 a 1930 (Após a Proclamação da República, os governantes passaram a ser denominados presidente do Estado). Em 1930, Vargas concorreu nas eleições presidenciais pela Aliança Liberal. Derrotados pelo candidato da situação, Julio Prestes, os liberais arquitetaram um golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder. Esse movimento golpista ficou conhecido como a “Revolução de 30”.
Depois de nomeado presidente, Getúlio estendeu esse seu primeiro mandato por quinze anos ininterruptos. De 1945 a 1951 ocupou o cargo de Senador Federal. Depois desse mandato, voltou à presidência pelo voto popular. Em agosto de 1954, sob forte pressão política e escândalos pessoais, Getúlio Vargas cometeu suicídio.
Source:
eu mesmo
01 Comentário
Outras respostas (1) ? respondido 4 anos atrás
A Educação Superior Durante a Era Vargas
O papel do professor desde a antiguidade até os dias atuais se deu no sentido de aproximar o aluna do do conhecimento para a vida.
No entanto, em certas fases da história, sobretudo nos períodos ditatoriais, há um desvio de sua atuação, fazendo-o ser um mero repassador de conhecimentos, contrário à função primeira do ato educativo: a de provocar a visão crítica.
A pedagogia do medo dominou durante várias gerações as classes escolares no Brasil e na América Latina como um todo.
Este sistema repressor e punitivo se originou através de governos ditatoriais ao longo da história mundial, intensificando-se à partir do século XX.
Observa-se durante a Era