Educação na era vargas
Leo Francisco Leszczynski
Prof. Jorge Euzébio Assumpção
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História/(HID0143) - Prática
10/12/2010
RESUMO O presente paper tem por objetivo apresentar a Educação na Era Vargas, o Estado Novo teve início no dia 10 de novembro de 1937, com um golpe liderado por Getúlio Vargas, que passou a governar por meio de decretos-leis. Limitou-se o poder dos Estados. O executivo federal tornou-se todo-poderoso. Uma ditadura foi instalada no país. A economia permaneceu voltada basicamente para a agricultura, mas havia uma preocupação em acelerar a industrialização do país. A questão social, passou a ser vista como uma questão política. Ao mesmo tempo em que adotava uma legislação que atendia antigas reivindicações dos trabalhadores, o governo passou a interferir na atividade sindical. Os sindicatos ficavam vinculados diretamente ao Ministério do Trabalho. Diferentes forças militares e variados segmentos sociais haviam participado da revolução. À medida que o governo Vargas adotou propostas mais centralizadoras e autoritárias, setores mais liberais começaram a fazer oposição ao regime.
Palavras chaves: Era Vargas, política, educação.
1 INTRODUÇÃO
Getúlio Dornelles Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fechou o Congresso Nacional em 1937, instalou o Estado Novo e passou a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo foi centralizadora e controladora.
2 DESENVOLVIMENTO As revoluções que levaram Getúlio Vargas ao poder
Nos primeiros anos do século XX, se alternavam na presidência da república do Brasil, políticos de Minas Gerais e São Paulo, a conhecida política ”café com leite”. Neste período, vários conflitos aconteceram em