alessandra
*do*
*Livro*
*de*
*Geografia*
INDUSTRIA , TRABALHO E COTIDIANO,
Brasil 1889 a 1930
De Maria Auxiliadora Guzzo de Decca
*Resumo*
Podemos ver que quanto mais passam os anos, o Brasil muda muito. Suas contas aumentaram em conjunto com dividas e o emprego diminuiu. Aumentando o número de desempregados e desempregadas. Esse livro quer mostrar como a industrialização modificou muito o nosso país (BRASIL). Com isso deixou nascer um novo setor na economia, mas ΅perdendo΅ de ser agrário.
Até o ano de 1870 nós éramos agrários. Sofremos no séc. XIX uma mudança na economia e na questão social que mexeu. Dando então fatos e condições para fazer a industrialização e o aceleramento do desenvolvimento urbano , onde principalmente ocorreram no Rio de Janeiro e São Paulo. Com isso um fato muito importante aconteceu na formação de umas classes trabalhadoras, diferentes daqueles trabalhadores rurais (trabalham na agricultura).
As industrias e cidades estavam ganhando varias características. As industrias entram em um fato de ser de grande, médio e pequeno porte, responsáveis pelo grande aumentando a produção industrial com bastantes setores mais desenvolvidos era a têxtil e alimentícia. Entre todos esses acontecimentos em 1940 a 1950 foi desenvolvido grande capital e os bens eram duráveis, já as cidades foram crescemendo em desenvolvimento e em
tamanho, pois hoje estão inchadas, porque as pessoas saem do campo para as cidades por achar que aqui terem uma vida melhor. Mas entrando nesse assunto muitos vem para cá, pois a pessoas que mentem sobre esse fato que aqui tem emprego sobrando.
Os operários e os industriais começaram a ganhar o seu papel na sociedade brasileira.
*Os industriais eram constituídos principalmente por ricos fazendeiros onde diversificaram a nossa aplicação de seu capital e por imigrantes que eram atraídos pelas propicias condições de
dinheiro para todos