alessandra
Shampoos anti resíduos: São altamente carregados de surfactantes, sua proposta é realmente só limpar os cabelos, ele possui um pH alcalino (falei sobre pH aqui) e por conta disso abre as cutículas dos cabelos, se usado em excesso pode sim causar ressecamento. Por isso deve ser usado a cada 15 dias, uma vês por mês, ou antes de algum tratamento. Quem tem cabelos secos deve usar preferencialmente antes de algum tratamento, como uma reconstrução, ou hidratação. E em com cabelos com progressiva deve-se evitar o uso desse tipo de shampoo, pois ele retira a progressiva mais rápido, uma vez que promove uma maior abertura das cutículas. Esse tipo de shampoo geralmente é transparente, mas já vi alguns perolados também
Exemplos: Natura plant limpeza profunda, Pure control da L’Oreal, anti resíduos hair dry da Amend, Anti resíduos da Neutrogena e etc.
Shampoos transparentes: Eles são transparentes, porém alguns possuem cor são como os shampoos de bebê. Geralmente esse tipo de shampoo limpa mais que os perolados (digo geralmente pois já vi shampoos transparentes super hidratantes e já vi perolados que ressecam muito), pois em sua formula não possuem tantos agente condicionantes como os perolados /leitosos . Eu costumo usar shampoo transparente antes de usar um perolado/leitoso, faço duas lavagens a 1ª com shampoo transparente e a 2ª com perolado/leitoso.
Exemplos: Johnson's baby shampoo, lumino contrast da L’Oreal ( resenha aqui), Revitalização pós química da natura plant (em breve resenha ) e seda citric fresh, pantene fusão da natureza e muitos outros.
Shampoos perolados: Esse shampoo é intermediário entre o transparente e o leitoso, ele é shampoo de tratamento, de uma maneira geral promovem uma limpeza mais suave, possuem agentes condicionantes da formula, silicones e etc. Não promove uma limpeza muito boa não, por isso use preferencialmente um shampoo transparente antes.
Exemplos: Aboslut repair da L’Oreal ( resenha aqui),