Relat Rio Do Filme Colis O
O filme “Colisão” retracta três importantes conceitos: estereótipo, preconceito e discriminação. Estes três conceitos estão bem presentes nas diversas sociedades e culturas de todo o mundo. Neste filme aparentemente as personagens parecem não apresentar qualquer ligação, mas no final toda esta teia de histórias todas se relacionam de alguma forma. Ao contrário do que estamos habituados a ver, neste filme não existem personagens boas ou más. Pois todas tem estereotipo, preconceitos e discriminam e por sua vez também são discriminadas. Ninguém sabe como irá reagir sem estar a viver as situações, e tal como foi dito no filme “Pensas que sabes quem tu és? Não fazes a mínima ideia.” Na verdade, é mesmo assim, e não podemos condenar nenhuma personagem.
Definição de estereótipos, preconceitos e discriminação:
Podemos definir estereótipo como o conjunto de crenças que dá uma imagem simplista das características, atributos e comportamentos de um grupo ou dos membros de um grupo. Atribuímos uma determinada característica a um grupo e generalizamos a todos os seus membros. Preconceito tem por baso o estereótipo pois considera-se que todos os elementos de um dado grupo partilham as mesmas características, é uma atitude que se distingue do estereótipo porque não se limita a atribuir características a um determinado grupo ou pessoa, envolve uma avaliação, frequentemente negativa. Por sua vez, a discriminação são os comportamentos que derivam dos estereótipos e dos preconceitos, pode definir-se como todo o comportamento que nega aos indivíduos e aos grupos igualdades de tratamento que eles mereciam, são actos intencionais que assentão em distinções injustas relativamente a um grupo.
Os exemplos que na minha opinião, são mais evidentes destes três conceitos são: Exemplo: Quando ocorre um acidente entre uma mulher latina e uma asiática. A mulher asiática culpa a mulher latina, apenas por ser Latina, e por isso má condutora. Esta não admite que a