Missão dos arquivos públicos
A missão de um arquivo público depende significativamente do contexto social e político do Estado. Hierarquicamente, os arquivos públicos aqui, no Brasil, estão diretamente relacionados com as políticas arquivísticas estabelecidas por sua entidade máxima: CONARQ. Nesse sentido Matar afirma:
O objetivo parece ser o de socializar o serviço de pesquisa histórica, hoje uma unidade restrita à demanda interna, na medida em que deveria atender aos pedidos de informação da imprensa, do público e dos Poderes da União. (MATAR, 2003, p.20). A missão precípua dos arquivos públicos brasileiros, hoje, é:
a) O recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelas instituições da administração pública em sua esfera federal, estadual e municipal;
b) O tratamento documental deste acervo, mediante aplicação de modernas técnicas de gestão da informação, inclusive aplicando soluções informatizadas; c) A disponibilização e a facilitação ao acesso aos documentos permanentes;
d) Acompanhar, divulgar e implementar políticas de arquivos de âmbito nacional e estadual.
Nesse sentido, cabe ao Poder Público estabelecer procedimentos para que a legislação arquivística, bem como as políticas de arquivos existentes no país, cumpram sua finalidade a partir dos conceitos e regulamentos estabelecidos para os arquivos públicos.
A História evidencia que os arquivos surgiram pelo desejo ou necessidade que os homens sentiram de registrar suas ações. Não obstante, e com o decorrer do tempo, surge nas antigas civilizações a necessidades de guardar os acervos de interesses dos soberanos da época. Nos templos eram armazenados apenas os documentos de interesse público, como os tratados, leis, minutas de assembléias populares dentre outros documentos oficiais, conforme ratifica a citação abaixo:
A missão de fornecer informações a partir de dados existentes, em qualquer suporte e em