Arquitetura organizacional
Elimar Pinheiro do Nascimento
RESUMO
Este texto aborda a questão da sustentabilidade, sob a forma hegemônica de qualificação do desenvolvimento. Traça as origens e o contexto do surgimento da ideia de desenvolvimento sustentável como resultado do confronto entre os países desenvolvidos e os restantes, e entre ambientalistas e desenvolvimentistas. Analisa e discute suas dimensões, mostrando as limitações da configuração em "trevo de três folhas" (ambiental, econômica e social); exemplifica a polissemia do termo e traduz o seu significado; mostra as razões da relevância do tema; e, finalmente, examina respostas que estão sendo socialmente construídas em razão dos possíveis desdobramentos da crise ambiental. Na conclusão, sintetiza as mudanças que ocorrem na trajetória da compreensão da sustentabilidade.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Crise ambiental.
ABSTRACT
"O objetivo é realizar um evento que utilize os recursos com inteligência, gerando equilíbrio entre aspectos econômicos, desenvolvimento social e proteção do meio ambiente", disse o diretor de responsabilidade social corporativa da FIFA, Federico Addiechi. "Estamos participando da Rio+20 porque queremos contribuir e assegurar que as gerações futuras tenham as mesmas oportunidades de atenderem as suas necessidades em relação à atual geração. E a Copa do Mundo da FIFA 2014 será lembrada não só como um fantástico torneio de futebol, mas pelo seu legado ambiental e social duradouro. Isso exige a participação de todas as partes envolvidas, desde o torcedor até as construtoras. Como país-sede e líder global no desenvolvimento sustentável, o Brasil e seu governo estão sendo importantes para a FIFA e para o COL na modelagem dessa estratégia de sustentabilidade."
"O futebol talvez seja a maior paixão dos brasileiros, e o esporte e a Copa certamente podem ser poderosos catalisadores de