ARQUITETURA ORGANIZACIONAL
É a identificação e a apresentação dos elementos organizacionais, na forma como se interconectam, visando a construção de um macro elemento vivo e dinâmico que é a organização.
“A arquitetura organizacional é representada pela forma de modelar o espaço organizacional de modo a satisfazer aos objetivos da empresa, as necessidades e aspirações humanas.
A arquitetura organizacional está baseada na distribuição do poder e responsabilidade das pessoas dentro da organização e o modo de como este poder flui dentro dos canais e cubículos organizacionais. Portanto, é uma explicitação dos caminhos possíveis do poder que está contido em cada etapa ou local da organização”.
QUAIS OS PRINCIPAIS ELEMENTOS A SEREM CONSIDERADOS NA
CONSTRUÇÃO DE UMA ARQUITETURA ORGANIZACIONAL?
Arquitetura Organizacional consiste em uma visão muito abrangente do processo de construção ou reestruturação de uma organização, dos elementos dos sistemas sociais e de trabalho que formam uma empresa. Isto permite a criação de uma organização adequada ao meio em que concorrerá, harmônica, que visa o equilíbrio holístico entre os elementos materiais e não matérias, constituintes do projeto de criação, e com elevada plasticidade, frente as possibilidades mutantes do mercado concorrente.
A Arquitetura Organizacional pede emprestados, conceitos da arquitetura física, como forma de estruturar o processo de criação de organizações. Logo a definição de arquitetura em sua forma mais ampla se faz necessário.
: http://www.webartigos.com/artigos/arquitetura-organizacional/41960/#ixzz2yzp0DL2e
Para os gregos arquitetura é uma estrutura que se distingue do que é apenas prático, habitual, pela sua escala de finalidade. Segundo Janson (apud NADLER et al, 1994) é a "arte de modelar o espaço segundo as necessidades e aspirações humanas". "A arquitetura limita o espaço para que possamos habitá-lo, criando estruturas em torno de nossas vidas" (RASMUSSEN, apud NADLER