O que é arquitetura organizacional?
ARQUITETURA ORGANIZACIOANL: NOVOS DESENHOS PARA AS ORGANIZAÇÕES NO FUTURO
O desenho ou configuração que uma organização assume é foco de grande preocupação, pois tal desenho ou configuração irá determinar a eficiência com que a organização atuará em seu ambiente. Nesse contexto, surge uma abordagem que busca o aperfeiçoamento do formato organizacional, otimizando fatores considerados cruciais, como o próprio trabalho desenvolvido pela organização, o pessoal que o executa e as normas e padrões que o regem. Essa abordagem, que toma emprestado da arquitetura física seus pressupostos fundamentais, chama-se arquitetura organizacional e visa á construção de projetos empresariais superiores, capazes de responder ao quadro de competitividade extremada da primeira década do século 21. Veremos o que vem a ser essa ferramenta de gestão. Também abordaremos uma arquitetura alternativa á disposição das demandas organizacionais na busca pela excelência: o STAD ou Sistema de Trabalho de Alto Desempenho. Por fim, analisaremos um dos fatores mais críticos quando falamos em desenho organizacional: a alta gerência.
O QUE É ARQUITETURA ORGANIZACIONAL?
A arquitetura organizacional diz “construamos o futuro!” Isso apenas será viável por meio do rompimento com as práticas correntes empresariais. Assumir uma postura de arquiteto perante a organização de novas e mais fortes estruturas, habilidades, conhecimentos e, principalmente, a aquisição de maior capacidade para lidar com os desafios de amanhã.
Nadler, Gerstein e Shaw (1994), alguns dos idealizadores da arquitetura organizacional, conceituam-na como um conjunto amplo de características organizacionais a ser considerado pelos executivos. A idéia central sobre o que venha a ser a arquiteturas organizacional, tal qual a arquitetura de fato, baseia-se na reflexão sobre o processo de construção. No contexto organizacional, revelam