Arquitetura Moderna Brasileira
I INTRODUÇÃO
O presente trabalho acadêmico tem por objeto o estudo da vida e obras do renomado arquiteto brasileiro Angelo Bucci, adepto ao estilo por ele mesmo denominado por "arquitetura de interiores".
Angelo Bucci é formado pela FAU-USP, e atualmente é professor de projetos da universidade. Formado há 26 anos, o arquiteto soma diversos prêmios e é destaque de sua geração.
Apesar de ainda jovem, seus projetos e obras ganharam muita notoriedade, razão pela qual se justifica o interesse em realizar esta pesquisa acadêmica sobre o expoente autor.
DESENVOLVIMENTO
Angelo Bucci nasceu no município de Orlândia, localizado nas redondezas de importantes centros urbanos como Ribeirão Preto, Franca, Sertaozinho e , Sertãozinho e Barreto, no
O Modernismo – movimento cultural e artístico iniciado na Europa – passou a ter suas idéias difundidas no Brasil a partir da primeira década do século XX, por meio de manifestos de vanguarda, realizados principalmente em São Paulo, bem como da Semana da Arte Moderna (1922).
O citado movimento foi responsável por iniciar uma nova fase estética caracterizada pela integração de tendências em surgimento, que possuíam como fundamento a valorização da realizada nacional, ao mesmo tempo em que propunham o abandono das tradições até então seguidas, quer nas artes, quer na literatura, ou até mesmo em outros aspectos, entre eles sociais, econômicos, tecnológicos etc..
No que se refere ao Modernismo arquitetônico, surge na Europa em decorrência da necessidade de soluções para os problemas oriundos das diversas mudanças sociais e econômicas ocorridas à época, principalmente pela Revolução Industrial.
Diferentemente, as primeiras obras Modernistas somente surgem no Brasil quando do início do processo de industrialização, de forma que não tiveram como objetivo solucionar problemas sociais.
Embora tenha sofrido forte influência de arquitetos estrangeiros, o movimento somente ficou