Arquitetura Moderna brasileira
Estas casas aqui são de arquitetura, talvez o que em 1922 não havia em São Paulo ainda está para ser mostrado.
Eles são de uma fase de experimentos em arquitetura moderna no Brasil e eles foram muito importantes não só para a arquitetura, mas também para o contexto cultural e social para a sociedade que foi usado para construir suas casas com base emmodelos clássicos importados da Europa.
Eles são mais do que casas, são conceitos que eram revolucionárias no início dos anos 30 em São Paulo.
Aqui podemos ver a casa modernista Gregory Warchavchik e villa Flavio de Carvalho.
Há também um exemplo da arquitetura moderna, mas eu só tomou imagem por causa de sua composição bonita, mas eu não sei o autor, talvez pela localização, perto da casa modernista e pelos elementos, podemos pensar que é a partir da mesmo período.
O outro exemplo de arquitetura é o conjunto de casas da Alameda Lorena projetado por Flávio de Carvalho, uma proposta de arquitetura coletiva, que é uma mistura da idéia de vila com a habitação particular. Para projetar esse conjunto de dezessete casas ele, criou o que eu estou chamando de “paleta formal construtiva”, ou seja, um conjunto de formas e de soluções construtivas (desenho dos pisos, dos guarda-corpos, das grades, entre outros) que ele foi utilizando, de maneira diversa, em cada um dos exemplares.
Mas, Flávio de Carvalho negou a idéia de que todas as casas teriam que ser idênticas, como na Vila Operária da Gambôa, para isso, ele usou os mesmos elementos formais e construtivos para criar casas diferentes.as conquistas da cidade industrial.
Warchavchik criou a casa moderna com varandas, telhado de telha colonial e no paisagismo, uma vegetação selvagem, como os cactos.
E Flávio de Carvalho reinventou a cultura negra, misturando forma primitiva com