HISTORIA DA ARQUITETURA BRASILEIRA
ALUNA: ADRIANA DE SOUZA SILVA
R.A: A4845B2
TURMA: AU7A13
HAB – HISTÓRIA DA ARQUITETURA BRASILEIRA
ARQ. CONTEMPORÂNEA
X
ARQ. MODERNA
ALUNA: ADRIANA DE SOUZA SILVA
R.A: A4845B2
TURMA: AU7A13
HAB – HISTÓRIA DA ARQUITETURA BRASILEIRA
ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL
Os principais ideais modernistas chegaram ao Brasil a partir da primeira de década do século XX, introduzida através de manifestos como a Semana da Arte
Moderna realizada em 1922 em São Paulo.
O Modernismo foi o reflexo da cultural da época: durante o período o país passou pela industrialização, o que levou a busca pela arte nacional, sem se prender aos padrões europeus. O movimento gerou uma nova fase estética que acabou integrando tendências que já vinham aparecendo, fixadas na valorização da realidade do país, sugerindo um descarte das tradições que até então vinham sendo seguidas tanto na literatura como nas artes. O movimento Moderno não se limitou apenas arquitetura e arte moderna, pois envolveu aspectos ligados a áreas sociais, tecnológicas, econômicas e artísticas.
Devido aos problemas gerados pelas mudanças sociais e econômicas durante a Revolução Industrial, o modernismo arquitetônico nasce na Europa para encontrar soluções a esses problemas. No Brasil ele surge quando ainda se iniciava o processo de industrialização. Segundo Lúcio Costa, o Modernismo brasileiro justifica-se como estilo, afirmando a identidade de nossa cultura e representando o “espírito da época”.
No Brasil a arquitetura teve influência de arquitetos estrangeiros. O russo
Gregori Warchavchik projetou a “Casa Modernista” (1929-1930), foi marcada como a primeira casa em estilo Moderno em São Paulo, porém o estilo se tornou conhecido e aceito em solo brasileiro através de projetos de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
Os projetos modernistas foram marcados pelo racionalismo e funcionalismo, além de formas geométricas definidas, falta de