Administração
A
R
T
I
G
O
S
Processo de reinserção familiar: estudo de casos de adolescentes que viveram em instituição de abrigo
Aline Cardoso Siqueira
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Centro Universitário Franciscano - PR
Ana Paula Zoltowski
Jaqueline Portella Giordani
Taíse Mallet Otero
Débora Dalbosco Dell’Aglio
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo
O objetivo desse estudo foi compreender longitudinalmente o processo de reinserção familiar de três adolescentes que moravam em abrigos. Visitas domiciliares e Entrevistas de Reinserção foram utilizadas com os participantes e um membro da família, durante um período que variou de seis a 18 meses. Os resultados indicaram que as famílias se encontravam em situação de vulnerabilidade; não houve uma preparação dos jovens e familiares para o retorno; e não foi disponibilizado apoio após o desligamento da instituição. Dois dos adolescentes demonstraram satisfação com a reinserção após alguns meses de desligamento, embora a situação de pobreza e baixo desempenho escolar fossem percebidos como problemas pelos participantes.
No terceiro caso, problemas na condução da reinserção fizeram com que a adolescente fosse reabrigada.
Discute-se a necessidade de políticas públicas e de programas desenvolvidos por profissionais capacitados, em parceria com os abrigos, que visem à promoção da convivência familiar.
Palavras-chave: institucionalização; reinserção familiar; políticas públicas.
Abstract
Family reunification process: case studies of adolescents who lived in shelters. The goal of this study was to longitudinally understand the family reunification process of three adolescents who lived in shelters.
Home visits and Reunification Interview were used with the adolescents and a family member, during a time that ranged from six to 18 months. The results highlighted that such families socially vulnerable;
there