INCLUSÃO ESCOLAR
Reflexão do texto O processo de inclusão escolar ainda é um assunto bastante questionado por educadores, pedagogos e outros profissionais, no qual está caminhando, em relação com alunos com necessidades educativas especiais, na rede regular de ensino pública, com uma abordagem de estudos e propostas, previstas por pesquisas na visão de vários autores, apresentando opiniões e propostas de ensino, sendo que a implantação de propostas de inclusão nas escolas públicas e privadas se torna emergencial. Atualmente verifica-se um discurso favorável á inclusão de pessoas com deficiência, não apenas no contexto escolar, mas em vários segmentos da sociedade, onde pensamentos de preconceito prevalecem e estigmatizam essas pessoas, por suas condições, que são vistas como diferentes e incapazes. O princípio básico da inclusão escolar, de acordo com a declaração de Salamanca, consiste em as escolas reconhecerem as diversas necessidades dos alunos, assegurando-lhes uma educação de qualidade, por meio de um currículo apropriado e promova modificações, organizacionais estratégicas de ensino e o uso de recursos materiais e humanos.
Na verdade o que o texto nos mostra, segundo o resultado da pesquisa de estudos e os professores envolvidos, é que eles se apoiam nas propostas de outros pensadores, resultando numa conclusão, que as escolas públicas não oferecem infraestrutura física, em contrapartida, mostram escolas que não foram feitas adaptações neste aspecto.
Os profissionais não receberam preparo/capacitação e nem treinamento, para desenvolver projetos inclusivos, e a maioria deles pouco conhece sobre as deficiências ou processo de inclusão escolar.
Educação inclusiva consiste em que as escolas reconheçam e respondam á diversas necessidades dos alunos, assegurando-lhe uma