fundamentos filosoficos da educação
POLO BELÉM 23201
LETRAS-LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Mariciane Moraes Nunes (PROFESSOR EAD)
Belém-PA
2013
INTRODUÇÃO
A Filosofia é definida como o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e de outros métodos. Torna lá uma disciplina efetiva como qualquer outra, implica em muitas discussões, pois não se sabe ao certo que cronograma deve se seguir ou qual conteúdo basicamente deve ser dado na escola, além dos professores quererem ensinar filosofia escrevendo e não discutindo como tem que ser o que causa grande desinteresse por parte dos estudantes, pois nunca se sentem envolvidos nesses assuntos. Ensinar Filosofia é ensinar a pensar criticamente sobre os problemas, as teorias e os argumentos é colocar nosso ponto de vista e entendimento sobre algo, é mostrar que somos diferentes, pensamos diferente, agimos diferente. Para isso o estudante precisa ter instrumentos críticos e informações adequadas para que possa participar no debate de ideias filosóficas.
Este texto vem mostrar a importância da filosofia para a educação e também a necessidade de se implantar os conhecimentos filosóficos, as teorias de grandes pensadores.
Etapa 1 - Importância da Filosofia
Importância da Filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e a dificuldade de implantação dessa disciplina no currículo escolar. A filosofia é um tipo de