economia
Estruturas de Mercado
Concorrência pura ou perfeita
A concorrência perfeita está relacionada a um grande número de empresas, uma empresa, em geral, não afeta a um todo, por exemplo: se uma empresa subir o preço de seus produtos, ela será forçada a baixar-los para que possa vender bem, porém, se baixar demais, não haverá lucro ao dono da empresa. Por outro lado, não há uma restrição quanto a quantidade de empresas que possam entrar nesse ramo de mercado.
Monopólio Podemos ver em monopólio, que só existe uma empresa no mercado que produz determinado produto, só ela pode produzir certo produto. Nesses casos, os consumidores entram em um acordo praticamente com o produtor estabilizando o ponto de equilíbrio do preço. Mas se o produtor baixar a produção, logo o preço se elevará e pesará no bolso do consumidor, assim ele deixará de comprar esse determinado produto e buscará outro para que possa substituí-lo, mas se ele aumenta a produção, o preço cairá, logo os consumidores pássaro a consumir mais desse determinado produto.
O monopólio é uma área em que muitos empresários gostariam de estar sem nenhum concorrente,visando lucros a longo e curto prazo isso ocorreu no setor da engenharia civil com o senhor do Valle,ele propôs a sociedade edifícios ecológicos com o reaproveitamento da água da chuva,coleta seletiva de lixo e mais entrega dos apartamentos há curto prazo há um preço acessíveis há maioria da população,ele tinha um nicho de mercado na época uma das maiores mentes da engenharia no brasil.
Oligopólio Oligopólio é um ramo do mercado, comandado por um grande grupo de empresários. O Brasil é um grande vilão desse ramo de mercado. Esses empresários foram chamados cartéis, que nada mais é do que um conjunto de empresários que se reúne para discutir o preço de um determinado produto, um bom exemplo disso, é o petróleo. Dentro do