arquitetura em épocas
GREGA
Tem o surgimento das “ordens”. São elas apresentadas a dórica e a coríntia. Principais edificações são templo, que utiliza a ordem dórica como parâmetro. (Edificações remanescentes são encontradas ao sul da Itália)
ROMA
A origem da arquitetura romana tem influencias gregas, como na aplicação de proporções das ordens nas colunas. Criaram duas novas ordens durante seu período, à toscana e a compósita. Diferentemente da arquitetura Grega, a arquitetura de Roma se expandiu a edifícios civis, militares além dos próprios templos. (Algo similar ocorre com as esculturas)
PALEOCRISTÃ
A Arquitetura Cristã primitiva começa a criar uma arte simples e simbólica executada por pessoas que não eram grandes artistas (sem patrocínio). A primeira fase da arquitetura paleocristã: a fase catacumbária, que recebe este nome devido às catacumbas, onde os primeiros cristãos secretamente celebravam seus cultos devido a perseguição. Com a legalização do Cristianismo pelo Imperador Constantino deu-se o início à segunda fase da arte paleocristã: a fase basilical. Tanto os gregos como os romanos, adotavam um modelo de edifício denominado "Basílica". Eram edifícios com grandes dimensões: um plano retangular com três naves separadas por colunas e uma única porta na fachada principal. Os mosaicos, muito utilizados pelos gregos e romanos, foram o material escolhido para o revestimento interno das basílicas, utilizando imagens do Antigo e do Novo Testamento.
BIZANTINO
A arquitetura dos bizantinos era focada na edificação de igrejas, monastérios e estruturas defensivas. Entre as inovações bizantinas, podemos citar a alvenaria ornamental e a arte decorativa (mosaicos e afrescos), mas a inovação mais famosa e amplamente usada nos dias de hoje é a chamada “cúpula ou domo pendentivo“, que é um método construtivo que permite a colocação de um domo circular sobre um espaço quadrado ou sobre um domo elíptico ou espaço retangular. Assim como na arte, na