Resenha crítica Marilena CHauí
HISTÓRIA DA ARQUITETURA MODERNA
(Resumo)
Universidade Federal do Piauí
2013
BENEVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Perspectiva, 2012. 4 ed.
I. OBRA
O livro História da Arquitetura Moderna conta com quatro partes, cada qual dividida por capítulos que abordam tópicos. Conta com uma introdução e uma conclusão.
II. CREDENCIAIS DO AUTOR
Leonardo Benevolo é um arquiteto e historiador da arquitetura italiana, doutorou-se em 1946. Publicou diversas obras importantes para o curso de Arquitetura e Urbanismo.
III. RESUMO
O livro se inicia com uma introdução e contextualização histórica da arquitetura referente á Arquitetura pré-Revolução Industrial, e como se organizava as cidades daquela época. A primeira parte trata do desenvolvimento da cidade industrial, as mudanças que ocorreram, a passagem da cidade medieval da época para um polo industrializado. No primeiro capítulo L. Benevolo aborda questões como, o ensino da arquitetura na época, os métodos utilizados para formar os novos arquitetos que passariam a trabalhar com os matérias que surgiam na Revolução Industrial - como o ferro e o vidro que se tornaram essências no decorrer da modernidade – e como esses arquitetos passariam a lecionar nas novas escolas de Arquitetura da Europa. O quarto tópico desse capítulo é referente aos novos meio da construção, as técnicas utilizadas, pois os materiais novos, produzidos em grande escala e de melhor qualidade a um preço acessível modificam gradualmente os processos de construção civil.
O segundo capítulo da primeira parte do livro trata das mudanças urbanísticas que ocorreram na época. O primeiro tópico aborda as reformas que a política e economia juntas, promovem nas cidades com o intuito de organizar o ambiente e torná-lo cada vez mais propício para a vida humana. Nessa época surgem as primeiras leis urbanísticas. O capítulo trata dos jerry