Quadro de épocas
Quadro de Épocas
Linguagem – Revolução Industrial
ÉPOCA
CONTEXTO HISTÓRICO
CARACTERISTICAS
COMPOSITIVAS
PRINCIPAIS
REPESENTANTES
EXEMPLOS
1750 - 1830
Antes da Revolução Industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual (daí o termo manufatura), no máximo com o emprego de algumas máquinas simples. Dependendo da escala, grupos de artesãos podiam se organizar e dividir algumas etapas do processo, mas muitas vezes um mesmo artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até à comercialização do produto final. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e os profissionais da época dominavam muitas (se não todas) etapas do processo produtivo.
Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, do produto final e do lucro. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros. O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquinofatura.
Caracterizada pelo conjunto de transformações econômicas, políticas, sociais, culturais e tecnológicas que se processam desde os finais do século XVIII e culminaram na primeira metade do século XIX.
Aumento do crescimento vegetativo (diminuição da mortalidade a partir de 1750)
Incremento demográfico e industrial (demanda por bens e serviço)
Aumento dos processos industriais (estimulo à produção cientifica)
Melhoria geral dos níveis de vida (aumento de condições sanitárias)
Jean-Baptiste Rondelet
(1743-1829)
Jean-Nicolas-Louis Durand.
(1760 – 1835)
Casa de Cristal, Londres.
Galeria Vittório Emanuelle II.
Brooklin Bridge 1883, Nova York, EUA.
Torre Eiffel.
Big Ben, 1859.
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E