Estudante
ESPAÇO, TEMPO E ARQUITETURA
2014
Fichamento: Espaço, Tempo e Arquitetura
O historiador, e especialmente o historiador de arquitetura, deve manter estreito contato com as concepções contemporâneas.
Somente quando esta impregnado pelo espírito de sua própria época é que o historiador está preparado para detectar aqueles aspectos do passado despercebidos pelas gerações anteriores. (Pag. 32)
Voltar-se para uma época passada não significa apenas examiná-la no sentido de encontrar um padrão que será o mesmo para todos os que a visitam. O olhar retrospectivo transforma seu objeto; todo especulador, em qualquer período - em qualquer momento, de fato - inevitavelmente transforma o passado de acordo com a sua própria natureza . (Pag. 32-33)
A história não pode ser tocada sem que seja modificada. (Pag. 33)
O mundo da história, como mundo natural, só se aplica àqueles que formulam corretamente as perguntas e os problemas. O historiador precisa ser parte integrante do seu próprio tempo para saber quais questões acerca do passado são relevantes. (Pag. 33)
O historiador que se distancia da vida de seu próprio tempo lida com fatos congelados e escreve uma história irrelevante, Porém é sua tarefa única e intransferível revelar à sua própria época suas inter-relações vitais com o passado. (Pag. 33)
Hoje examinamos conscientemente o passado a partir do ponto de vista atual, a fim de situar o presente em uma dimensão mais ampla do tempo, de modo que esse possa ser enriquecido pelos aspectos do passado que ainda são vitais. Essa é uma questão que diz respeito à continuidade, não à imitação. (Pag. 34)
Esse viver o dia-a-dia, hora a hora, sem tentar estabelecer relações,não só denota a falta de dignidade; não é natural nem humano. Leva à percepção dos eventos como fatos isolados, em vez de partes de um processo cujas dimensões se projetam na história.(Pag. 34-35)
As pessoas perderam a noção de que