Arquitectura
-------------------------------------------------
INTRODUÇÃO
Este trabalho é sobre um dos mais importantes projectos realizados pelo arquitecto Mies Van Der Rohe, a casa Tugendhat, construída em 1928/30.
E das primeiras casas a enfrentar a sociedade com o estilo moderno. Com a sua riqueza arquitectónica a ter sucesso, foi uma das casas que ajudou a impulsionar a sociedade a aceitar essa nova forma de realizar arquitectura. Em 2001, a Unesco, a adicionou-a à lista de Património Cultural da Humanidade. Esta obra pode ser facilmente encontrada em livros ou internet, devido a sua importância histórica, mas é um pouco complicado encontrar as plantas originais, ou saber qual foram as projectadas pelo arquitecto Mies Van Der Rohe, devido as imensas plantas diferentes que se encontra, tanto em livros como na internet.
-------------------------------------------------
I - O ARQUITECTO
Mies van der Rohe, Ludwing
(1886-1969)
“Arquitecto alemão, Ludwig Mies van der Rohe nasceu em 1886, em Aachen, na Alemanha, e faleceu em 1969 em Chicago. Estudou durante dois anos na escola de comércio, trabalhando posteriormente como desenhador de estuques. Desloca-se mais tarde para Berlim, onde trabalhou com o arquitecto Bruno Paul e, a partir de 1908, com o arquitecto Peter Behrens, em cujo ateliê conheceu Gropius e Le Corbusier.
Em 1911 deixa o estúdio de Behrens, desenvolvendo individualmente alguns projectos, como o da Embaixada Alemã em Petersburgo ou o do arranha-céus na San Friedrichstrasse, em Berlim. Esteve ligado ao movimento expressionista alemão "Novembergruppe" desde 1922, período em que realiza o Monumento a Karl Liebknecht y Rosa Luxemburgo.”
Em 1929 projecta o pavilhão de Barcelona. Neste edifício executa a sua pesquisa sobre a planta livre.